A Jangada Humana
Biografia dos autores:
Biografia de Betty Blue (autora do poema "A Jangada Humana")
Elisabeth Morão é docente de francês e inglês no Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, na Covilhã, licenciada em Estudos Franceses e Ingleses, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e, com um Mestrado em Ensino de Francês e Inglês, versando sobre a importância das emoções nas aprendizagens.
Escreve sob o pseudónimo de Betty Blue, poeta de vozes múltiplas e linguagens plurais que escreve com essas vozes afetivas para expressar o desassossego identitário e existencial que a persegue. A poesia é o seu grito de emancipação sensual, mas cru, de “mulher-asa” que partilha através das suas palavras a sua fome de infinito, clamando a necessidade de quebrar as regras e convenções. As vozes de Betty Blue pretendem aliciar a uma viagem às emoções carnais, sentidas, vividas ainda que em ficção ao veludo do âmago do ser humano.
Tem várias obras publicadas: Emoções, de Betty Blue, na Chiado Editora, O Homem Maior, edição de autor, e várias coletâneas de autores lusófonos, na Lua de Marfim Editora, na Orquídea Edições e na Papel D'Arroz Editora.
Participa em várias apresentações de poesia.
Biografia de Sebastião Pimenta (autor da pintura "Migrações")
Nascido no mês de junho de 1968, Sebastião Pimenta é natural do concelho de Santo Tirso e residente na região/NUT-III da Cova da Beira desde 1997 (Tortosendo, Covilhã).
Formado em Filosofia, via ensino, desde muito cedo se tem dedicado às artes plásticas e à produção literária.
Percurso artístico:
-Exposições individuais e coletivas de pintura e cerâmica figurativa, a partir de 1992, com destaque na Biblioteca Municipal da Covilhã (2007), Feira das Artes e da Cultura, Almeida (2007) e Câmara Municipal de Penamacor (2008).
-Presença na primeira edição Arte Covilhã – ANIL (dezembro, 2006) e coletiva de escultura
-ESCULTURAL, Museu António Lopes – Covilhã (2019)
-Mostra de peças artesanais a partir de acessórios da indústria de lanifícios (Dia Internacional dos Museus - Museu de Lanifícios, Covilhã, 18 de maio, 2004).
-Integrou a Coletiva de Artistas Covilhanenses na Exposição “140 anos 140 artistas” (Tinturaria, 2009/2010).
-Intervenções de arte urbana: TUA, Tortosendo Urban Art (2016 e 2017), com duas pinturas murais da sua autoria; Pintura mural «LIVROS» no Agrupamento de Escolas de Manteigas (2018).
-Ilustração de livros de autor e edições de caráter didático-pedagógico (Reflexo – Ferramenta pedagógica para uma nova relação entre a escola e as comunidades ciganas, Coolabora, 2019; 5 publicações de autor, Edição online, BUBOK.com – 2011 e 2021).
-Entre 2018 e 2021 tem continuado a divulgar as suas criações artísticas em várias mostras dinamizadas pelos parceiros locais (Coolabora – espaço Troca a Tod@s; BE/Escola Secundária Campos Melo, entre outros).
Na área da formação artística adquiriu técnicas de cerâmica figurativa no atelier de Alberto Vieira (Braga), escultura em mármore no atelier do escultor Moreira Neves (Covilhã), processos de gravura em papel sob orientação do mestre António Navarro (Estúdio de Gravura - Museu da Guarda).
Comentários
Enviar um comentário